Configurando o DataSource do PostgreSQL no WildFly
Olá meus amiguinhos, faz um bom tempo que não passo por aqui, e para matar a saudade vou mostrar para vocês como configurar o DataSource no nem tão novo novo servidor de aplicação JavaEE 7 da RedHat, o WildFly 8. Let’s bora então moçada linda do meu Brasil Baronil
Para conseguir seguir este tutorial, antes você deve vai precisar (like Vovó Palmirinha) de:
- Java 8 instalado;
- PostgreSQL devidamente instalado;
- Ultima versão do WildFly;
- JDBC do PostgreSQL para colocar nos módulos do servidor de aplicação mais querido da Galáxia!
- Como vamos usar o JVM 1.8 faça download da versão JDBC41 Postgresql Driver, Version 9.3-1102
Com tudo instalado e redondinho, vamos iniciar o servidor, para isto, vá até a pasta onde está o WildFly, e entre no diretório {WildFly.Home}/bin, e usando o console execute o comando:
sh standalone.sh
ATENÇÃO: TODOS OS COMANDOS QUE PASSAR AQUI SÃO PARA SER EXECUTADOS EM SISTEMAS OPERACIONAIS UNIX E NÃO PARA SISTEMAS WINDOWS!!!!
Após o servidor ter iniciado, entre com o endereço no browser: “http://localhost:9990/console/“.
Acesse a página Runtime:
Caso ele peça um usuário e senha será necessário criar um, para isto entre no diretório {WildFly.Home}/bin, e execute o comando
sh add-user.sh
e siga as instruções colocando usuário e senha! Caso tenha dúvidas veja as instruções do docs da JBoss.
Feito isso, reinicie o servidor e acesse o painel de administrador e acesse no menu esquerdo: Status -> Subsystems -> Datasources:
Já no corpo da página, você provavelmente verá está tela, com apenas o ExempleDS configurado, já que ainda não configuramos nenhum Datasource, existem duas maneiras de configura-lo, usando o console que acabamos de acessar ou editando os arquivos XML do servidor de Aplicação, neste post vou aborda a solução com XML, o segundo modo pretendo fazer um post futuramente ensinando configurar da outra maneira:
Vamos então colocar a mão na massa
A primeira coisa a fazer, é inserir o arquivo jar JDBC que fizemos o download dentro do diretório:
{WildFly.Home}/modules/system/layers/base/org/postgresql/main/
Caso não tenha alguns diretórios, basta criá-los na mão mesmo. Feito isto, coloque o seu jar JDBC dentro do diretório, e crie um arquivo chamado module.xml, e edite com o seguinte conteudo, lembrando de colocar o a linha <resource-root path=“postgresql-9.3-1102.jdbc41.jar”/> para o nome completo do arquivo JDBC que você baixou do site do PostgreSQL:
Feito os passos de cima, edite o arquivo standalone.xml, que se encontra em:
{WildFly.Home}/standalone/configuration/
Entre as TAGs <datasources></datasources>, coloque o sequinte trecho:
Alterando a <connection-url><connection-url>, para a sua conexão com o Banco de Dados PostgreSQL. Além de mudar <user-name></user-name> e <password></password> inserindo respectivamente seu usuário e senha.
O próximo e ultimo passo para a configuração é inserir o seguinte trecho entre as TAGs<drivers> . . . </drivers> ainda dentro de datasources:
Se você chegou aqui, agora basta reiniciar seu servidor, e acessar os Datasources no painel do WildFly. Provavelmente você verá o Datasource que acabamos de criar, para testar, basta clicar sobre o Datasource que criamos e depois no botão Test Connection e ver a mágica acontecer.
Bom galera era isso, espero ter ajudado vocês em algo, qualquer coisa é só perguntar.
Abraços e até a próxima
Nenhum comentário:
Postar um comentário